O Leste Europeu

Após quase 10 anos de viagens anuais para a Europa percorrendo a França, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e República Tcheca, além da Grécia, a Alemanha, Luxemburgo e Áustria, já estava mais do que na hora de visitar o Leste Europeu. Mas o Leste é muito grande… então, para aproveitar bastante, fizemos o que sempre fazemos: escolhas.

Itinerário

Montar um itinerário factível é um exercício de desapego e é preciso conformar-se com o fato de que todos os lugares que se quer ver não vão caber numa viagem só. Afinal, a gente tem que ficar pelo menos 2 ou 3 dias em cada um para poder dizer que realmente o conheceu. Assim, depois do põe e tira de países e cidades, nosso roteiro ficou:

1. Polônia > 2. Eslováquia > 3. Hungria > 4. Croácia > 5. Eslovênia > 6. República Tcheca (de novo!!!)

IMG_6540

Compramos as passagens com a KLM com ida por Amsterdã e volta por Paris, o que compensou pelo preço e pela comodidade, pois começamos por “cima” e fomos “descendo”.

unnamed

Planejamento

As escolhas foram muito em função do transporte (principalmente o trem), pois no Leste os passes do tipo multipaíses nem sempre são uma opção disponível, além de serem caros, oferecerem poucos dias de viagem, exigirem reservas adicionais e cobrarem taxas extras para os trens de alta velocidade. Embora haja algumas ofertas de última hora, é melhor não arriscar e já ir com tudo comprado, especialmente em lugares em que falar inglês não é assim tão comum, pois talvez não encontre vaga no dia/horário/trem que deseja e poderá passar um “perrengue” nos guichês.

Pela nossa experiência, em se tratando de Leste Europeu, mesmo para quem não gosta de planejar muito, não é recomendável deixar para “decidir” quando chegar lá. Assim, estudamos muito e fomos com TUDO bem organizado, o que nos permitiu conhecer e fazer muuuita coisa em nossos 26 dias de viagem.

Embora nossa primeira parada tenha sido a Polônia, começamos o relato aqui no Blog pela República Tcheca e agora vamos contar como foi nossa aventura pela Eslovênia e pela Croácia.

Confira os próximos posts e conheça um pouco de:

Zagreb (a capital)

Dubrovnik (a cidade de Game of Thrones!)

Ilha de Korčula (a terra natal de Marco Polo)

Ston (a pequena cidade de pedra com a segunda maior muralha do mundo) e

Potomje (com suas vinícolas).

Publicado por Adelijasluk

Adeli é formada em Letras e pós graduada em Recursos Humanos, fala quatro línguas e adora conhecer outras culturas. Curiosa e teimosa, nas horas vagas planeja itinerários próprios para as viagens anuais com o marido. Edevaldo é funcionário público e cursou geografia e informática. Paciente, nas horas vagas estuda maneiras sensatas de viabilizar os itinerários da esposa. Viajam por conta própria e juntos já conheceram 208 cidades em 33 países.

Deixe um comentário